Nesta sexta-feira (21), Itapevi foi palco de uma das maiores operações de segurança pública já realizadas no município. Intitulada “Itapevi Mais Segura”, a ação foi coordenada de forma integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e contou também com o suporte aéreo do helicóptero Águia da PM.
A operação mobilizou 370 agentes de segurança e 412 viaturas, com patrulhamento simultâneo por terra e pelo ar, abrangendo não apenas a cidade, mas também áreas estratégicas do entorno. O objetivo principal é combater crimes violentos, em especial os roubos, além de reforçar a sensação de segurança da população.
A megaoperação contou com a presença do prefeito Marcos Ferreira Godoy (Teco), da secretária de Segurança de Itapevi, delegada Priscila Camargo, do comandante da Guarda Municipal Humberto Araújo, do delegado do GOE (Grupo de Operações Especiais), além de importantes autoridades da Polícia Militar.
Um dos responsáveis pela operação, o Comandante do CPA/M-8 da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Renato Lopes, explicou ao jornalista Nilton Ramos, do Itapevi Notícias, que toda a ação foi fruto de um planejamento conjunto entre a Prefeitura e as forças de segurança.
“Temos aqui uma integração real entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e todo o efetivo do Comando de Policiamento de Área 8 (CPA/M-8), que abrange 15 municípios. A máxima aqui é: cooperação e integração potencializam resultados. E os resultados já começaram a aparecer. Nas primeiras horas da operação, três criminosos procurados pela Justiça foram capturados”, destacou o coronel.
Segundo ele, a operação começou ainda na madrugada desta sexta-feira, com ações preliminares de inteligência e monitoramento. O patrulhamento ostensivo, com reforço de viaturas e do helicóptero Águia, intensificou-se ao longo do dia.
O comandante do 20º Batalhão da PM, Cel. Maurício Gomes, também participou ativamente da operação, que teve os pontos de policiamento definidos com base em dados dos indicadores criminais, otimizando a atuação das equipes em locais estratégicos da cidade.
A expectativa é que os efeitos da ação sejam sentidos de forma imediata, com impacto direto na redução dos índices de criminalidade. “Estudos mostram que operações como esta provocam queda nos indicadores criminais entre sete e oito dias após sua realização, criando espaço para novos planejamentos estratégicos”, afirmou o Cel. Renato Lopes.
“Estamos formando uma verdadeira muralha de policiamento, unindo tecnologia, inteligência e efetivo policial. A mensagem é clara: o crime não terá vez em Itapevi”, finalizou o comandante.
A Operação Itapevi Mais Segura representa um marco no compromisso entre o poder público e as forças de segurança pela proteção da população e pela garantia da ordem no município.
Confira as fotos por Nilton Ramos