Itapevi acaba de completar mais um mês sem registrar novos casos de Dengue. É o que anunciou, nessa terça-feira (01), a prefeita Dra. Ruth Banholzer.
De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, o município não registra novos casos desde julho de 2010, uma vitória atribuída ao trabalho realizado pelos profissionais da Secretaria de Higiene e Saúde.
“Ao contrário do que acontecia com freqüência no passado de nossa cidade, Itapevi não tem sofrido com a Dengue nesta época de fortes chuvas, e atribuo esta importante vitória ao trabalho que nossas equipes têm realizado casa à casa nos bairros deste município. Isso vem impedindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, até mesmo com a chegada do verão, período em que há maior incidência de casos de Dengue em todo o país”, afirmou a prefeita.
Entre as ações realizadas na cidade estão o serviço de orientação aos moradores, a telagem de caixas d’água e outros reservatórios, a eliminação de criadouros e a visita a pontos estratégicos.
Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, a Secretaria de Higiene e Saúde também vem orientando os professores das escolas municipais a prevenir possíveis focos de proliferação do inseto. Instruções como telar reservatórios, não deixar vasos e outros recipientes com acúmulo de água, lavar vasilhas de alimentação de animais domésticos, dentre outras precauções, já foram transmitidas aos docentes, com o intuito de serem repassadas aos alunos e seus familiares, multiplicando o acesso às informações.
Ainda pode ser citada a criação da Central de Combate à Dengue. Implantada em setembro do ano passado nas dependências do Pronto Socorro Municipal, a Central oferece aos servidores do Departamento de Vigilância Epidemiológica – Controle de Vetores maior conforto e melhores condições para elaboração de planejamentos na prevenção e combate ao mosquito.
Segundo o vice-prefeito Jaci Tadeu, as ações preventivas prosseguirão, porém a população também deve fazer a sua parte. “Temos em Itapevi uma das melhores equipes da região no que diz respeito ao trabalho preventivo à Dengue. No entanto, tão importante quanto o serviço realizado diariamente por nossos agentes de saúde é a colaboração da própria população, que deve tomar todas as medidas já tão divulgadas para que possamos manter o Aedes aegypti longe de nossa cidade”, comenta Jaci.