A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza neste domingo, dia 26, a primeira fase do Vestibular 2026. Mais de 61 mil candidatos se inscreveram para concorrer às vagas da instituição. As provas serão aplicadas em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais do país.

Os portões serão abertos às 8h (horário de Brasília), e o início da prova está marcado para as 9h, com duração de cinco horas. Os candidatos devem comparecer aos locais de exame com antecedência, portando o original do documento de identidade informado na inscrição, caneta preta de material transparente, lápis preto, borracha, régua transparente e compasso. É permitido levar água, refrigerante, suco, doces, balas e alimentos leves, além de vestimentas leves, incluindo bermudas.

O uso de celulares, relógios e outros eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca-texto, boné, chapéu e outros materiais não relacionados à prova é estritamente proibido.

As cidades onde as provas serão aplicadas incluem Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos, todas em São Paulo, além de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

A primeira fase do vestibular consiste em uma prova de conhecimentos gerais com 72 questões de múltipla escolha, abrangendo as áreas do conhecimento do Ensino Médio e incluindo questões interdisciplinares. Não há redação nesta etapa. A prova inclui 12 questões de matemática, 12 de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e 7 questões de cada uma das seguintes disciplinas: inglês, biologia, química, física, história e geografia, além de 3 questões de filosofia e 3 de sociologia.

A segunda fase, para os candidatos aprovados na primeira, será realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, também com início às 9h e duração de cinco horas. Essa fase é composta por provas dissertativas, com uma parte comum a todos os candidatos e outra diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido.

A primeira lista de aprovados está prevista para ser divulgada em 23 de janeiro de 2026, com a matrícula virtual começando às 9h de 26 de janeiro e terminando às 17h de 27 de janeiro. A segunda chamada está prevista para 2 de fevereiro, com a matrícula de 3 a 4 de fevereiro. A terceira chamada está agendada para 9 de fevereiro, sendo previstas oito chamadas no total.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!