SAMU de Itapevi recebe novos equipamentos para atender a população

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_Novos_Equip_SAMUNa sexta-feira (30), representantes das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) das cidades de Carapicuíba, Cotia e Pirapora do Bom Jesus estiveram na  nova sede regional do órgão, em Itapevi, para receber, das mãos do secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre, novos aparelhos desfibriladores e oxímetros, que auxiliarão no atendimento prestado pelas unidades junto à população, estimada em 1 milhão de habitantes.

A equipe do SAMU de Itapevi também recebeu seis aparelhos desfibriladores, utilizados para reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular mediante aplicação de descargas elétricas no paciente, e cinco oxímetros, dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue.

Os representantes das outras cidades aproveitaram o encontro para conhecer melhor a nova base de Itapevi, unidade que representa a primeira sede própria do órgão na região Oeste da Grande São Paulo. Situada na região central da cidade em um espaço de cerca de 145 m², a nova sede conta com salas de regulação, coordenação, reunião, administração, três dormitórios (masculino, feminino e para suporte avançado), vestiário, almoxarifado e copa.

“A nova sede está garantindo ainda melhores condições de trabalho aos profissionais, que agora possuem acesso a um espaço mais amplo, confortável e seguro”, comentou dr. Sidney.

Implantado em Itapevi no ano de 2006, o SAMU realiza diariamente atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. “O socorro é prestado após chamada gratuita, feita para o telefone 192. Nossas equipes estão muito bem preparadas para atender, de forma ágil e segura, a população de Itapevi. Desde 2006, milhares de vidas foram salvas graças à ação rápida destes profissionais”, explica Dra. Ruth.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

Além das ambulâncias, o SAMU de Itapevi também dispõe de uma motolância, veículo com um baú de carga que contém colar cervical (P, M, G), desfibrilador externo automático (DEA), luvas de procedimento e estéreis, ataduras, compressas e gazes, talas de imobilização de diversos tamanhos, material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos), material de via aérea básica, estetoscópio e esfigmomanômetro, oxigênio portátil e equipamento de proteção individual completo.

 

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