A Prefeitura de Itapevi recebeu, neste início de ano, três cadeiras adaptadas para trilhas destinadas às pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirantes.
A aquisição foi feita por meio de convênio com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCDs) do estado de São Paulo e faz parte do projeto “Trilha Acessível”, uma iniciativa do programa Cidades Acessíveis, que busca promover a inclusão e acessibilidade desse público.
O projeto disponibiliza cadeiras adaptadas em trilhas de unidades de conservação, cidades turísticas e locais de difícil acesso. Além de Itapevi, cidades como Caçapava, Bertioga e Juquiá também já receberam os equipamentos.
As cadeiras possuem assento e encosto acolchoados, cinto de segurança, apoio para pés, roda central embaixo dos assentos e barras na frente e atrás para puxar e empurrar, facilitando o transporte. Além disso, contam com hastes e barras laterais para estabilizar e manter em segurança o cadeirante.
Os equipamentos ficarão alojados no Parque da Cidade e monitores receberão capacitação da ONG Inclusão Radical, que irá ministrar a formação para o uso correto das cadeiras, garantindo que a experiência de todos os participantes seja positiva e segura.
Com essa iniciativa, Itapevi avança na promoção da acessibilidade, possibilitando que mais pessoas possam desfrutar das trilhas e do contato com a natureza de maneira segura e inclusiva.