Em um tempo em que a informação chega pelas telas dos celulares, poucas são as bancas de jornal que resistem ao avanço do digital. Mas em Itapevi, uma história viva da imprensa local celebra hoje seus 29 anos de resistência, tradição e dedicação: a banca do nosso querido Fernando, localizada ao lado da padaria Lider, segue firme como uma das últimas remanescentes do ramo na cidade.
A trajetória de Fernando é exemplo de persistência e amor à cultura. Há quase três décadas, ele sustenta a si e sua família exclusivamente com a renda gerada pela banca. Sempre gentil, atento e conhecedor do que vende, Fernando se tornou parte da paisagem e da memória afetiva de gerações de itapevienses. Mais do que vender jornais e revistas, ele manteve viva uma tradição que ajudou a formar leitores, informar cidadãos e fomentar o debate na cidade. Seu compromisso com a informação é digno de aplausos, principalmente num tempo em que muitos viraram as costas para o papel impresso.
E é impossível falar sobre bancas de jornal sem revisitar sua origem e importância. No Brasil, elas surgiram no início do século XX, quando vendedores começaram a se estabelecer em pontos fixos, muitas vezes com caixas de madeira ou metal. O nome “banca” teria vindo do italiano Carmine Labanca, o primeiro jornaleiro a criar um ponto fixo de venda no Rio de Janeiro. Com o tempo, esses espaços se tornaram locais de convivência, troca de ideias e acesso à cultura e informação. Nas décadas de 1980 e 1990, as bancas viveram seu auge, tornando-se referência em qualquer cidade. Mas com a chegada da internet e a mudança nos hábitos de leitura, enfrentaram um cenário desafiador, sendo obrigadas a se reinventar para sobreviver.
Hoje, muitas bancas diversificam suas ofertas: vendem recargas, produtos de higiene, utilidades e até refeições rápidas. Mas poucas ainda conseguem se manter fiéis à sua vocação original — e é por isso que a banca de Fernando merece todo reconhecimento.
Neste mesmo contexto, é com alegria que parabenizamos também o atual prefeito de Itapevi, Teco (Marcos Ferreira Godoy), que em sua juventude também atuou como jornaleiro. Sua trajetória, que começou com humildade, espelha o valor do trabalho honesto e da dedicação, qualidades que hoje se refletem em sua atuação pública. Um exemplo para todos.
A comemoração dos 29 anos da banca foi marcada por uma emocionante homenagem, que reuniu amigos, apoiadores e autoridades do município. Estiveram presentes o prefeito Teco (Marcos Ferreira Godoy), que também já atuou como jornaleiro na juventude, e os vereadores Yacer Kourani e Fábio Freitas (Fabinho do Fórum), além do secretário de Esportes Bruxão Cavanha. Também prestigiaram o evento o jornalista Nilton Ramos, o fotógrafo André Barnabé, Felipe — dono da Padaria Lider, Sempre Amigo Odair Maradona, seu Roque, Sr. Jair, Marquinhos da Água, Joe Motocross, Ramon, o grande Zoreia e muitos outros amigos e admiradores que fizeram questão de abraçar Fernando nesta data especial.
Fernando, a cidade de Itapevi agradece por sua dedicação em manter viva a chama da cultura impressa. Que sua banca, tão tradicional quanto resistente, siga firme por muitos anos mais. Parabéns pelos 29 anos de trabalho! Que venham muitos outros!
Confira as Fotos: André Barnabé.




























