A Universidade de Brasília (UnB) abriu as inscrições para o seu vestibular indígena de 2026. O período de inscrição, que é gratuita, começou nesta sexta-feira, 24 de outubro, e se estenderá até as 18h do dia 7 de novembro (horário de Brasília).

Este processo seletivo é exclusivo para candidatos indígenas, sendo resultado de um acordo de cooperação técnica entre a UnB e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A iniciativa visa ampliar o acesso deste grupo ao ensino superior.

Os interessados podem realizar a inscrição através do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Candidatos que necessitarem de atendimento especializado ou desejarem utilizar o nome social devem indicar essa necessidade no momento da inscrição.

Ao todo, estão sendo oferecidas 154 vagas distribuídas em mais de 40 cursos de graduação da UnB, com início no primeiro e segundo semestres de 2026. Entre os cursos disponíveis estão Direito, Enfermagem, Engenharias, Farmácia e Psicologia. As vagas estão distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia, Planaltina e Gama, todos no Distrito Federal.

O edital especifica que a edição do vestibular é destinada a candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. Candidatos que frequentaram a rede privada devem comprovar que seus estudos foram ou estão sendo realizados com bolsa de estudos integral ou parcial, cobrindo no mínimo 50% do valor da mensalidade.

As vagas são para aqueles que buscam o primeiro curso de graduação ou que nunca concluíram um curso superior. Candidatos que já possuem diploma de graduação não poderão participar do vestibular. No ato da inscrição, o candidato deverá declarar que não possui graduação em instituição de ensino superior.

O processo seletivo é composto por duas fases, sob responsabilidade do Cebraspe. A primeira consiste na aplicação de provas objetiva e de redação em língua portuguesa, no dia 7 de dezembro, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase compreende a avaliação de documentação e entrevista pessoal, de caráter eliminatório, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de dezembro.

As etapas de seleção serão realizadas em Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM), Brasília (DF), Canarana (MT), Cabrobó (PE) e São Sebastião (AL).

Os candidatos também deverão enviar documentos para homologação da inscrição e anexar uma fotografia individual recente. Caso a fotografia não atenda às especificações do edital, o candidato poderá ser submetido a identificação especial no dia da prova.

A divulgação do resultado final do vestibular, juntamente com a convocação para o registro acadêmico online em primeira chamada dos candidatos aprovados para o primeiro semestre de 2026, está prevista para o dia 19 de janeiro de 2026.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!