Taxa de Ausência no Enem 2024 Diminui e Número de Inscritos de Escolas Públicas Atinge Recorde

0

No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o percentual de candidatos ausentes diminuiu de 28,1% em 2023 para 26,6%. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou o avanço na adesão ao exame, sobretudo entre estudantes de escolas públicas.

Este ano, 94% dos alunos que estão concluindo o ensino médio em instituições públicas se inscreveram para o Enem, um salto significativo em relação ao percentual de 58% registrado em 2023. Em 14 estados, o índice de inscrição para essa faixa de estudantes chegou a 100%, com o Maranhão sendo a única exceção na Região Nordeste, com uma taxa de 83%.

Segundo o ministro, o crescimento no número de inscritos, que alcançou quase 1 milhão a mais em relação ao ano anterior, reflete o empenho do MEC em promover a participação no exame. “Foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora estamos retomando o crescimento”, afirmou Santana.

As provas de linguagens, ciências humanas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, abrangendo 10.776 locais de prova e quase 150 mil salas. Um dos avanços mencionados pelo ministro foi a logística do exame, que permitiu que 90% dos candidatos fossem alocados a até 10 quilômetros de suas residências. Além disso, todas as ações ocorreram dentro do horário previsto, e houve aprimoramento nos protocolos de segurança.

Apesar da organização, o primeiro dia do Enem registrou a eliminação de 4.999 candidatos por infrações como portar equipamentos eletrônicos, sair do local antes do horário permitido e desrespeitar orientações dos fiscais. Também foram registradas 689 ocorrências e problemas logísticos, incluindo emergências médicas e interrupções de energia elétrica e abastecimento de água. Candidatos afetados por esses problemas poderão solicitar a reaplicação da prova entre os dias 11 e 15 de novembro, na página oficial do Enem.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!