Sebrae-SP participa do iFood Empreenda Osasco e reforça apoio aos pequenos negócios

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O Sebrae-SP marcou presença na terceira edição do iFood Empreenda, evento realizado na segunda-feira (24/02), voltado a pequenos e médios empreendedores do setor de restaurantes em Osasco e região. Promovido pelo iFood, a ação teve como objetivo incentivar o crescimento dos empreendedores locais e contou com o apoio do escritório do Sebrae-SP em Osasco, da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Osasco (SETIDE) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Programação e Participantes

O evento contou com palestras e workshops sobre negócios e inovação, além de um espaço dedicado ao networking. Entre os participantes estavam:

  • Luis Guilherme Guerra Sanches, gerente regional do Sebrae-SP;
  • Talita Bottas, secretária municipal de Osasco (SETIDE);
  • Gabriel Pinheiro, diretor de marketing e inovação da Abrasel;
  • Guilherme Paiva, head de Políticas Públicas do iFood;
  • Outros especialistas e empreendedores da região.

Destaques do Evento

Durante a abertura, Luis Guilherme Sanches destacou as iniciativas do Sebrae-SP para pequenos negócios. “Os 15 municípios que atendemos somam 3 milhões de habitantes e 350 mil micros e pequenas empresas. No último ano, com parcerias como essa com o iFood e a Prefeitura de Osasco, realizamos mais de 200 mil atendimentos. Gestão, crédito, inovação e mercado são algumas das frentes que o Sebrae-SP pode oferecer para auxiliar pequenos empreendedores”, afirmou.

Painel sobre Inovação em Restaurantes

O painel “Inovação aplicada a produtos e serviços em restaurantes” trouxe exemplos práticos para os empreendedores melhorarem seus negócios. A atividade contou com a participação de:

  • Camila Alice e Isabela Ribeiro, consultoras de negócios do Sebrae-SP;
  • Talita Bottas, secretária municipal do SETIDE;
  • Fernando Melo, empreendedor da Pizzaria Tomanik.

Camila Alice destacou que “inovação não significa criar algo novo, mas adaptar soluções já existentes para o seu negócio. Identificar o que é mais relevante para o público-alvo pode transformar a experiência do cliente”. Exemplos incluem experiências gastronômicas personalizadas e ambientes “instagramáveis”.

Fernando Melo, da Pizzaria Tomanik, compartilhou estratégias que ajudaram no crescimento de seu negócio, como atendimento humanizado e o uso de embalagens práticas para melhorar a experiência do cliente.

Tendências do Setor Alimentício em Osasco

Dados do perfil do consumidor na cidade foram apresentados pelo iFood, destacando que, em 2024, os segmentos mais populares foram:

  1. Lanches (incluindo cachorro-quente);
  2. Culinária brasileira;
  3. Pizza;
  4. Comida japonesa;
  5. Marmitas.

Segundo Guilherme Paiva, head de Políticas Públicas do iFood, “Osasco sediou a terceira edição do iFood Empreenda, e vamos expandir essa experiência para outras regiões do Brasil. Pequenos e médios negócios representam 75% dos restaurantes na plataforma e são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país”.

Parceria estratégica para o crescimento do setor

Para o gerente regional do Sebrae-SP, o evento é um marco importante para o cenário empreendedor de Osasco. “A parceria entre iFood, Sebrae-SP e Prefeitura de Osasco une forças para impulsionar os pequenos negócios locais. O iFood traz expertise em tecnologia e delivery, enquanto o Sebrae-SP oferece suporte em gestão e desenvolvimento empresarial. Esse alinhamento tem potencial para fortalecer a economia da região e gerar novas oportunidades”, avaliou.

Impacto do evento

O iFood Empreenda Osasco reuniu mais de 150 empreendedores e convidados da região, reforçando o compromisso com a inovação e o crescimento do setor alimentício local.

 

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