A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, deu início a obras de contenção e drenagem no Morro do Marapé, com um investimento de R$ 1,71 milhão. As melhorias visam reduzir os riscos de deslizamento e aprimorar a infraestrutura da região.
As intervenções, que começaram na Rua Romeu Accetturi, são realizadas pela empresa Ramos Construção e Contenções Ltda, e tiveram início com a limpeza da encosta. O projeto inclui a implementação de um sistema de drenagem superficial com galerias, canaletas, valetas e escadas hidráulicas para escoamento das águas da chuva.
Além disso, a encosta passará por estabilização dos taludes, com a utilização de concreto projetado armado em áreas críticas. Em outros trechos, será adotado o sistema de solo verde, que emprega cobertura vegetal e malha de proteção para controlar a erosão e promover a integração paisagística.
O projeto também prevê a recomposição de calçadas, escadarias e sistema viário no sopé da encosta, juntamente com a criação de áreas ajardinadas para a integração paisagística. Essas ações, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Ramos, contribuirão significativamente para a segurança dos moradores.
Wagner Ramos ressaltou que a região é densamente ocupada e possui histórico de pontos de risco consolidados. Portanto, as intervenções não apenas aumentarão a segurança dos residentes, mas também aprimorarão a eficiência da infraestrutura urbana no local.
Fonte: https://g1.globo.com



