A Santa Casa de Santos, localizada no litoral de São Paulo, acaba de inaugurar a segunda unidade do Complexo de Radioterapia, que agora conta com um novo acelerador linear para o tratamento de pacientes com câncer. Com a expectativa de dobrar a capacidade de atendimento, que atualmente é de aproximadamente 1,2 mil sessões de radioterapia por mês, a instituição busca oferecer um serviço de excelência e de alta qualidade.
A cerimônia de inauguração ocorreu nesta sexta-feira (26) e contou com a presença da prefeita em exercício, Audrey Kleys, que ressaltou a importância do investimento para a saúde pública. O novo equipamento foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, e promete trazer inovações significativas para os tratamentos realizados na instituição.
Inovação e Impacto na Saúde Pública
Com a tecnologia de radioterapia guiada por imagem em três dimensões, o novo acelerador linear oferece maior precisão na aplicação da radiação, reduzindo os impactos sobre os tecidos saudáveis e aumentando a eficácia dos tratamentos. Além disso, a aquisição do equipamento deve refletir diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes, segundo o secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez.
Ampliação do Atendimento e Redução de Filas de Espera
Atualmente, a Santa Casa de Santos realiza cerca de 65 atendimentos diários em radioterapia. Com a entrada em operação do novo equipamento, a expectativa é que esse número dobre, chegando a 130 pacientes por dia. Isso contribuirá para a redução das filas de espera e ampliação do acesso ao tratamento oncológico na região. O provedor da instituição, Ariovaldo Feliciano, destaca que o novo equipamento estará disponível para atender pacientes de toda a Baixada Santista e também do Vale do Ribeira.
Em um momento em que a qualidade e eficiência dos serviços de saúde são fundamentais, a Santa Casa de Santos busca se posicionar como uma referência no tratamento oncológico, oferecendo o que há de mais moderno e avançado em tecnologia. A entrega do novo equipamento representa um marco para a instituição e para a comunidade, que poderá contar com um atendimento ainda mais especializado e humanizado.
Fonte: https://g1.globo.com



