Além da campanha, no próximo dia 20 haverá o Dia D para aumentar ainda mais o índice de vacinação
A Secretaria de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Poliomielite e Multivacinação, com o objetivo de proteger crianças de um a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite e atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Essa mobilização nacional trata-se de uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde.
Para atualização da caderneta e imunização, a campanha acontecerá entre os dias 8 de agosto a 9 setembro, com a ressalva de que ela é exclusivamente para crianças e adolescentes. Para receber a imunização, basta os pais e/ou responsáveis os levarem na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
As vacinas estão disponíveis em todas as UBSs do município. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e documento com foto (RG e CPF) de quem irá receber o imunizante.
No dia 20 de agosto (sábado), será promovido o Dia D da campanha, com o intuito de aumentar ainda mais o índice de vacinação, tendo em vista que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.