O prefeito de Itapevi, Igor Soares, marcou presença no Fórum Metropolitano, encerrado nesta quarta-feira (6) na Casa G20, em Ipanema, Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Instituto Rio Metrópole e alinhado aos princípios do G20, reuniu líderes visionários, empresários, acadêmicos e autoridades governamentais de todo o Brasil e do exterior, discutindo inovações e desafios para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis.
Entre os participantes de destaque, ao lado de Igor Soares, estavam Adriano da Rocha, secretário-geral de governo do estado de Goiás; Claudio Algugliaro, presidente da Organização Ciudadanía Metropolitana da Argentina; Júlio Lopes, deputado federal; e Marcelo Lopes, procurador da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com temas centrais como Gestão Metropolitana, Metrópole Inteligente e Metrópole Resiliente, o Fórum explorou governança integrada, soluções tecnológicas urbanas e estratégias de resiliência climática.
Durante o evento, Igor Soares ressaltou as mais de 400 obras e ações realizadas em seus oito anos de mandato em Itapevi, cidade que alcançou expressivo desenvolvimento sustentável e foi palco de uma reeleição histórica com 98% dos votos válidos em 2020. “Foi uma oportunidade única para alinhar políticas públicas voltadas ao crescimento integrado. Precisamos pensar em um desenvolvimento que extrapole as divisas municipais e integre toda a região”, afirmou Soares.
Patrocinado
O prefeito também enfatizou a importância de compartilhar experiências e fortalecer a cooperação regional, visando o alinhamento das metrópoles brasileiras às metas globais para um futuro urbano mais eficiente e resiliente. O Fórum terminou com um compromisso entre os participantes de fomentar colaborações que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável e inovador das cidades brasileiras.