Representantes dos Estados Unidos (EUA) e do Irã realizaram, neste domingo (21), na Suíça, a primeira reunião de negociações após a assinatura de um memorando de entendimento para um acordo de paz abrangente no Oriente Médio.

A reunião, que durou 80 minutos, aconteceu em meio ao impasse da guerra no Líbano entre o Hezbollah e Israel. A delegação iraniana enfatizou aos norte-americanos que o acordo final só será alcançado com o fim da guerra em todas as frentes, incluindo o Líbano.

Negociações cruciais em busca da paz no Oriente Médio

O porta-voz do ministério das relações exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, destacou a importância do encontro na Suíça para implementar os acordos previstos no memorando. Ele ressaltou a necessidade crucial de acabar com o conflito no Líbano para avançar nas negociações do acordo final.

Trump ameaça Irã e Israel mantém posição no Líbano

Enquanto as negociações seguem delicadas, o presidente Donald Trump ameaçou bombardear o Irã, responsabilizando o Hezbollah pela situação no Líbano. Em resposta, o chefe do Parlamento iraniano, MB Ghalibaf, afirmou que as forças armadas iranianas estão preparadas para responder de outra maneira, desconsiderando as ameaças dos EUA.

Por outro lado, Israel promete manter suas posições no sul do Líbano, apesar das pressões do Irã. O governo de Tel Aviv reforçou que não se retirará da zona de segurança no Líbano, mantendo suas tropas no território.

O grupo político militar libanês Hezbollah reforçou que responderá a qualquer violação da ocupação israelense no Líbano, pedindo a retirada de Israel do território. O secretário geral do Hezbollah, Sheikh Naim Qassem, enfatizou a capacidade dos Estados Unidos de interromper as agressões de Israel, ressaltando o apoio americano à ocupação no Líbano.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!