O renomado quadrinista Mauricio de Sousa comemora seus 90 anos nesta segunda-feira, 27 de outubro, marcando uma trajetória de sucesso que alfabetizou inúmeras gerações através dos icônicos gibis da Turma da Mônica. Sua jornada no mundo dos quadrinhos teve início em 1959, com a publicação das primeiras tirinhas de Bidu e Franjinha no jornal Folha da Manhã. O que começou como um trabalho modesto logo se transformaria em um fenômeno cultural, preenchendo um vazio em um mercado dominado por produções estrangeiras.

Ao longo de sua carreira, Mauricio de Sousa deu vida a mais de 400 personagens nas páginas de suas revistas. Entre eles, destacam-se figuras inspiradas em seus próprios filhos: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha, Professor Spada, Marcelinho, as gêmeas Vanda e Valéria, Nimbus e Do Contra.

Este ano, Mauro Sousa, filho do quadrinista e inspiração para o personagem Nimbus, assumiu a diretoria da Mauricio de Sousa Produções ao lado de sua irmã, Marina. Mauro também interpreta o pai na cinebiografia em exibição nos cinemas, ressaltando a constante busca de Mauricio por atualização.

“Os assuntos que estão sendo falados em sala de aula, nas ruas, nas escolas… Penso que essa postura dele é um dos principais motivos desse sucesso que ele tem há 60 anos. É porque aí ele realmente se atualiza. A marca Turma da Mônica está sempre relevante entre as pessoas, porque a gente realmente quer estar dentro desse universo que está acontecendo hoje. Assim que nós acreditamos que a Turma da Mônica vai ser perene”, declarou Mauro.

Em entrevista à TV Brasil, em 2015, Mauricio de Sousa falou sobre Horácio, o dinossauro que ele considera seu alter ego: “Todo autor de historinha põe um personagem com a sua filosofia de vida, sua maneira de encarar a vida, o mundo. E, de certa maneira, geralmente esses personagens são animais. Eu gostaria de ser parecido com um dinossauro, realmente. Mas como o Horácio, um tiranossauro rex, poderoso, e vegetariano ao mesmo tempo. Não é de briga, ele consola as pessoas, ajuda todo mundo, tá sempre na boa. Assim eu vou continuar gostando do Horácio, em ser o Horácio, já que o pessoal diz que eu sou”.

Nascido em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo, Mauricio de Sousa não apenas formou gerações de leitores, mas também impulsionou o surgimento de novos talentos no cenário dos quadrinhos nacionais.

A história de Mauricio de Sousa transcende as páginas dos gibis e ganha vida nas telas do cinema com o filme “Mauricio de Sousa – O Filme”, dirigido por Pedro Vasconcelos.

A TV Brasil também homenageia o artista com a exibição do programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar nesta segunda-feira às 23h.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!