No sábado, dia 16 de agosto, das 9h às 13h, Itapevi será palco da edição 2025 do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, uma ação promovida pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo que oferece, gratuitamente, serviços voltados ao reconhecimento de paternidade. A atividade será realizada na Unidade da Defensoria Pública do município, localizada na Rua Leopoldina de Camargo, no Centro.
Durante o mutirão, serão disponibilizados exames de DNA, atendimentos para reconhecimento voluntário de paternidade, tentativas de acordos extrajudiciais entre as partes envolvidas e orientações jurídicas na área do Direito de Família. A iniciativa visa garantir o direito à filiação registral e promover soluções consensuais que priorizem o bem-estar de crianças e adolescentes.
O mutirão é realizado simultaneamente em diversas cidades do país e tem se consolidado como uma importante política pública de acesso à justiça. Em 2024, mais de 120 famílias foram atendidas somente no estado de São Paulo, número três vezes maior que o do ano anterior. A expectativa é de que, em 2025, a procura continue crescendo, refletindo a relevância da ação no fortalecimento dos laços familiares e na efetivação de direitos fundamentais.
“Itapevi está de portas abertas para iniciativas que promovam justiça social, reconhecimento familiar e cidadania. O mutirão ‘Meu Pai Tem Nome’ representa um gesto de responsabilidade e humanidade que acolhe histórias, fortalece vínculos e garante direitos fundamentais”, destacou o prefeito Marcos Godoy, o Teco (Podemos).
A edição deste ano conta com a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde, UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) e IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo), além do apoio da Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Saúde.
Mais informações sobre o mutirão podem ser consultadas no site oficial da Defensoria Pública do Estado: www.defensoria.sp.def.br.



