A Prefeitura de Itapevi deu início, nesta quarta-feira (26), às obras da Escola Ambiental, um equipamento voltado para ensinar crianças e jovens a cuidar, respeitar e preservar o meio ambiente. A nova unidade está sendo erguida ao lado da Escola do Futuro do Suburbano e da Fatec, na Av. Rubens Caramez, com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.
“Nosso objetivo ao criar a escola é o de promover e desenvolver uma consciência sustentável nos alunos da rede municipal de ensino, desde cedo. Queremos transformar esses estudantes em agentes de mudança, capazes de construir uma Itapevi mais verde e sustentável”, destacou o prefeito Marcos Godoy, o Teco.
O projeto da Escola Ambiental foi elaborado para proporcionar uma experiência imersiva sobre a destinação dos resíduos urbanos, sejam orgânicos ou recicláveis, e os impactos ambientais decorrentes desse processo. As aulas e oficinas serão ministradas com acompanhamento didático das secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.
Infraestrutura Moderna e Sustentável
Totalmente acessível, a unidade contará com dois pavimentos e espaços para diversas atividades educacionais, incluindo recepção, administração, horta, composteira, auditório, mezanino para oficinas, sanitários e depósitos. Haverá ainda áreas externas e internas destinadas às aulas práticas.
O próprio projeto da escola segue diretrizes de sustentabilidade, priorizando a redução de entulhos e desperdícios. A construção utilizará estruturas pré-fabricadas e contará com sistemas inteligentes para captação de águas pluviais e de energia solar, através de placas fotovoltaicas, além do aproveitamento de iluminação natural.
Pioneirismo na Gestão de Resíduos
A Escola Ambiental integra as iniciativas do plano municipal para implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que busca otimizar a coleta de lixo no país. Itapevi foi a primeira cidade da Região Oeste a iniciar uma política pública eficiente para a destinação do lixo, alinhada às novas diretrizes federais.
Em setembro de 2021, a Prefeitura assinou a primeira Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa “Mais Itapevi”. Desde então, a frota de caminhões foi renovada e foram implementadas iniciativas como o programa piloto de coleta seletiva e a instalação de lixeiras subterrâneas em pontos estratégicos. Atualmente, a cidade também conta com quatro Ecopontos, localizados nos bairros Cardoso, Cohab, Santa Rita e Jardim Rosemary.
Com essa iniciativa, Itapevi reforça seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, garantindo que futuras gerações estejam preparadas para cuidar melhor do planeta.