Começa nesta segunda-feira (2) a campanha municipal de doação de sangue promovida pela Prefeitura de Itapevi. A iniciativa acontece no hall de entrada do prédio da administração municipal, localizado na Rua Agostinho Ferreira Campos, 675, na Vila Nova Itapevi, e continuará nos dias 16 e 17 de junho. Ainda há horários disponíveis para quem deseja participar do ato solidário. As inscrições devem ser feitas pelo link https://is.gd/kIAdVH.
Para doar, é necessário ter mais de 18 anos, pesar acima de 50 quilos e não ter feito tatuagem recentemente. Após preencher um breve questionário e escolher a data e o horário da doação — sempre das 9h às 16h — a equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania entra em contato para confirmar o cadastro.
“A doação de sangue é um gesto de amor ao próximo. Uma única bolsa pode salvar até quatro vidas”, destacou o prefeito Marcos Godoy, o Teco (Podemos). A meta da campanha é alcançar a marca de 360 bolsas de sangue doadas. A ação é realizada em parceria com o Hemocentro São Lucas.
A campanha integra o movimento estadual Junho Vermelho, instituído pela Lei 16.386/2017, de autoria do então deputado estadual Igor Soares (Podemos), que visa ampliar o número de doações neste mês crítico para os estoques de sangue, devido ao frio e às férias escolares.
Quem pode doar sangue?
A triagem segue critérios rigorosos para garantir segurança a quem doa e a quem recebe. Para doar, é preciso:
-
Estar em boas condições de saúde
-
Ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60)
-
Pesar no mínimo 50kg
-
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior
-
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas antes da doação)
-
Apresentar documento oficial com foto recente (RG, CNH, carteira de trabalho ou de classe profissional)
A Prefeitura de Itapevi convida toda a população a participar da campanha e ajudar a salvar vidas. Doe sangue, doe esperança.