A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) deflagrou, nesta quarta-feira (26), uma ampla operação de fiscalização em empresas suspeitas de envolvimento em um esquema de sonegação fiscal na importação de pneus novos. A investigação apontou a participação de uma empresa de Santa Catarina e suas filiais localizadas no Estado de São Paulo, incluindo Cotia.
Batizada de “Compressor”, a operação mobilizou pelo menos 30 auditores fiscais da Receita Estadual e 20 policiais civis em diversas cidades paulistas: São Paulo, Jundiaí, Guarulhos, Cotia, Cajamar e Itupeva. As ações foram conduzidas em oito estabelecimentos suspeitos de envolvimento no esquema fraudulento de comercialização de pneus, bem como empresas de logística que teriam participação no crime. Durante a operação, foram apreendidos documentos e arquivos eletrônicos que poderão servir como provas para a investigação.
Conforme a Assistência Fiscal de Monitoramento e Inteligência (AFMI), da Sefaz-SP, a investigação teve início em meados de 2024 na Delegacia Tributária de Bauru (DRT-7). A partir da análise detalhada de documentos fiscais e do cruzamento de dados, foram identificados indícios de sonegação fiscal por meio de operações interestaduais fraudulentas, cujo objetivo era reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) devido em operações próprias e por substituição tributária.
Todo o material apreendido durante os trabalhos será analisado minuciosamente para reforçar as evidências da suposta simulação de transações comerciais. Caso as irregularidades sejam confirmadas, as empresas envolvidas poderão sofrer sanções como autuações fiscais e até mesmo o cancelamento de suas inscrições estaduais.
Estima-se que a fraude investigada tenha movimentado cerca de R$ 500 milhões em mercadorias, causando prejuízos milionários aos cofres públicos e comprometendo a livre concorrência no setor. A operação Compressor reforça o compromisso das autoridades em combater a sonegação fiscal e garantir um ambiente comercial mais justo e transparente.