Estudantes de mais de 100 escolas municipais de Jundiaí (SP) se uniram em prol do meio ambiente e arrecadaram 4.394 litros de óleo de cozinha usado no primeiro semestre de 2026, em uma ação que evitou a contaminação de aproximadamente 109 milhões de litros de água, equivalente a 44 piscinas olímpicas.

Além de preservar a água, a reciclagem do resíduo resultou na não emissão de 23 toneladas de gás carbônico na atmosfera. O projeto batizado de “Óleo do Bem”, fruto da parceria entre a TV TEM e o Instituto VivaTerra, premiou cada litro entregue com uma barra de sabão ecológico feito a partir do próprio material reciclado, distribuindo quase 5 mil unidades.

Escolas premiadas e reconhecidas

A cerimônia de encerramento da gincana escolar está marcada para esta sexta-feira (26), onde as unidades que mais se destacaram na arrecadação serão premiadas com uma visita recreativa ao parque Mundo das Crianças, além de receberem colmeias de abelhas nativas sem ferrão, kits para criação de joaninhas e ferramentas de jardinagem.

Escolas vencedoras:

1º lugar: EMEB Ramiro de Araújo (média superior a 1,5 litro arrecadado por aluno); 2º lugar: EMEB Martha Burgos (média de 1,4 litro por aluno); 3º ao 5º lugar: EMEB Dina Rosete Zandona Cunningham, EMEB Owen Zílio e EMEB Clotilde Copelli de Miranda. Veja também: Dicas para Economizar em Viagens: Planejamento e Estratégias Eficazes.

O projeto “Óleo do Bem” em Jundiaí tem o patrocínio da DAE Jundiaí, GL Foods e CJS, além do apoio da Cetesb e da Prefeitura de Jundiaí. A campanha mantém pontos de coleta permanentes durante todo o ano, e desde abril de 2025, mais de 18 mil litros de óleo já foram recolhidos e reciclados.

Moradores de outras cidades da região, como Campo Limpo Paulista, Itatiba, Sorocaba e Votorantim, também podem contribuir, consultando os pontos de coleta credenciados no site oficial da campanha.

A iniciativa dos alunos de Jundiaí é um exemplo inspirador de como pequenas ações locais podem ter um grande impacto na preservação do meio ambiente e na conscientização da comunidade sobre a importância da reciclagem. O “Óleo do Bem” mostra que, com engajamento e colaboração, é possível transformar a realidade e construir um futuro mais sustentável para todos.

Fonte: https://g1.globo.com

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!