Neydi Cecíllia
Viviane Rodrigues
“Para nós, o alerta vermelho já está aceso”. A afirmação é do engenheiro Gerson Sancinetti, do DER-10 de Cotia, responsável pelo tráfego dos quilômetros 9,8 ao 34 da Rodovia Raposo Tavares. Segundo ele, o trânsito nesta rodovia já está saturado há anos devido ao crescimento de usuários e a tendência é que se torne ainda mais problemático, pois trata-se de uma área “nobre”, de difícil desapropriação, na interpretação de Sancinetti, referindo-se principalmente aos imóveis cada vez mais valorizados situados na região da Granja Viana e próximos à rodovia Raposo Tavares
As estatísticas apresentadas por Sancinetti indicando o volume de tráfego na rodovia, são mesmo preocupantes. Segundo o levantamento do DER-10, o tráfego diário na Raposo Tavares cresceu, no último triênio (2005-2007), mais de trinta mil veículos, o que antes disto tinha levado cinco anos para crescer (2000-2004). A cada ano, há um acréscimo superior a 10% no volume de veículos que circulam pela Raposo, e esse crescimento vem se tornando cada vez maior, como pode ser visto no Gráfico 1. Atualmente, o tráfego na Raposo Tavares chega em alguns trechos, como no km. 17, a 160 mil veículos/dia.
Esse crescimento tem exigido do DER-10 criatividade para suprir as demandas que surgem diariamente. Escalar equipes para o trabalho noturno, quando há menos trânsito, foi uma das novidades implantadas para reduzir o problema. Além disso, tem buscado parcerias com vários dos novos empreendimentos ao longo da rodovia. No quilômetro 16, por exemplo fez-se uma parceria com a loja de utilidades esportivas Decathlon. No quilômetro 22,5, outro acordo com a Wall Mart. Em todos, o DER-10 procura reduzir ao mínimo o estresse que aquele empreendimento poderia vir a causar aos motoristas. Em ambos os casos e em outros foram feitas intervenções que preservaram ou ampliaram o espaço para o motorista. Tanto esforço, segundo o engenheiro Sancinetti, resulta em pouco: “Não adianta brigar contra o crescimento”, diz ele.
A preocupação se torna ainda maior quando se verifica que, diferentemente de outras rodovias, como a Castelo Branco, a Raposo não dispõe de vias alternativas, ou seja, num momento de congestionamento, o motorista não tem como “fugir” da maior parte da Raposo Tavares. Além disso, trata-se de uma rodovia com apenas três pistas de cada lado e curvilínea. “A Raposo é um caminho, não foi uma rodovia planejada. E agora já esgotou sua capacidade”, afirma o engenheiro do DER.
Ao escolher o tema do trânsito para pautar o primeiro encontro do Fórum da Raposo Tavares, os organizadores deste evento pretendem iniciar um ambiente de debate permanente sobre a autosustentabilidade da região Oeste. Trata-se de pensar os vetores e indicadores sociais, econômicos, de infra-estrutura e de qualidade de vida da região. Após este ciclo de debates, será elaborado um documento com demandas e sugestões de soluções, para ser remetido a autoridades estaduais e municipais, estimulando o pensamento conjunto sobre o futuro da região.
FONTE: DER Cotia – trecho compreendido entre os Kms. 9,8 ao 34.