Durante o inverno de 2026, o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) permanecerá com seus níveis estáveis, asseguram especialistas da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). De acordo com eles, os indicadores atuais não apontam risco de situação crítica para o abastecimento.
O inverno, que teve início neste domingo (21), às 5h24 (horário de Brasília), e se estenderá até 22 de setembro, trará consigo temperaturas mais baixas e dias mais curtos. Tradicionalmente, esta estação é a mais seca do ano, o que naturalmente resulta em uma redução da quantidade de água que chega aos reservatórios.
Em 2025, a falta de chuvas fez com que o volume útil de água das represas do Sistema Alto Tietê diminuísse em mais de 20%. Durante todo o inverno, foram registrados apenas sete dias com chuva acima de 1 milímetro, o que aproximou os níveis dos reservatórios aos registrados na crise hídrica de 2014.
Os principais desafios deste inverno são a menor ocorrência de chuvas e a redução da água que chega aos reservatórios. Por isso, o monitoramento é constante e segue os critérios estabelecidos no Protocolo de Escassez Hídrica do Estado de São Paulo. Veja também: Os notebooks mais potentes para trabalho remoto.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) destaca a importância do acompanhamento dos reservatórios, especialmente diante de fenômenos climáticos como o El Niño, que se prevê intensificar nos próximos meses. Este fenômeno pode contribuir para uma redução mais lenta dos níveis de armazenamento ao longo deste ano em comparação com 2025.
Assim, a expectativa para 2026 é de que o SPAT mantenha uma estabilidade nos próximos meses, sem indicativos de quedas acentuadas, desde que as condições climáticas permaneçam dentro do padrão esperado para o período. As chuvas de inverno, embora menos frequentes e volumosas do que no verão, ajudam a reduzir o ritmo de queda dos reservatórios e contribuem para a manutenção dos níveis de armazenamento.
Previsão para o inverno de 2026
O inverno de 2026 promete ser desafiador para o Sistema Alto Tietê, porém, com os devidos cuidados e monitoramento, a estabilidade no abastecimento está garantida. É fundamental que as medidas de controle e conservação da água sejam mantidas para evitar possíveis crises hídricas no futuro.
Fonte: https://g1.globo.com
