Você já pensou que aquele projeto acadêmico ou uma ideia simples pode se transformar em uma startup de sucesso? Essa é a proposta do Spark, programa gratuito promovido pelo Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio ao ecossistema de inovação e tecnologia no Estado de São Paulo.

Com 10 mil vagas abertas para universitários de todo o estado, o Spark está com inscrições abertas até o dia 6 de abril, pelo site: https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/spark.

Da sala de aula para o mercado

O objetivo do programa é mostrar o potencial das universidades como berço da inovação, estimulando os estudantes a darem os primeiros passos rumo ao empreendedorismo. Por meio de capacitações, workshops, eventos de imersão e mentorias, os participantes aprenderão como validar ideias, desenvolver produtos e se conectar com o mercado.

“A proposta é mostrar para o aluno, dentro do ambiente acadêmico, se o que ele está estudando e desenvolvendo envolve um problema real. Os especialistas auxiliam na análise de mercado e na verificação de um cenário promissor para o lançamento da startup”, explica Alessandra Ruchet, gestora do Spark.

Foco em regiões inovadoras

O programa reforça o olhar para regiões com forte presença universitária e potencial empreendedor. “As regiões de Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba e cidades vizinhas contam com universidades de excelência e um ecossistema vibrante. O Spark é uma oportunidade única para transformar ideias em negócios reais com impacto no mercado”, destaca Isabela Ribeiro, consultora de negócios em inovação do Sebrae-SP, responsável pelo programa na região de Osasco.

Durante o período de inscrições, o Sebrae-SP também estará presente em universidades com palestras sobre empreendedorismo e inovação para engajar ainda mais os alunos.

Jornada empreendedora

O Spark é dividido em duas fases:

  • Fase 1 – Capacitação Online: Os inscritos participam de workshops com temas como comportamento empreendedor, validação de ideias, identificação do cliente ideal, construção do MVP (Produto Mínimo Viável), marketing e pitch (apresentação objetiva da ideia).

  • Fase 2 – Atendimento e Bootcamp: Após um diagnóstico dos projetos, os participantes apresentam seus pitches para uma banca avaliadora. Os 60 melhores projetos serão selecionados para o Bootcamp presencial em São Paulo – sendo 30 da capital e 30 do interior. O evento, com duração de três dias, oferece networking, mentorias e palestras. Para os participantes do interior, o Sebrae-SP cobre passagens e hospedagem.

No ano passado, o Spark atraiu mais de mil participantes de 180 cidades e contou com o apoio de 200 instituições de ensino, reforçando seu impacto no ecossistema de startups no estado.

Como participar

Para se inscrever, basta acessar o link: https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/spark até o dia 06 de abril.

Mais informações ou agendamento de palestras podem ser obtidas com o escritório do Sebrae-SP em Osasco, pelo telefone (11) 2284-1823 (também WhatsApp).

Com o Spark, o Sebrae-SP aposta na força das ideias dentro da universidade para impulsionar a próxima geração de empreendedores e startups de alto impacto.

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!