O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), liderado pelo Brasil, tem demonstrado receptividade positiva entre as nações, conforme declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A afirmação foi feita durante um diálogo com jornalistas, antecedendo sua participação em um painel no COP30 Business & Finance Fórum, evento promovido pela Bloomberg Philanthropies em São Paulo.

“Estou bastante animado com o fato de que o TFF, que é fundo de florestas, está sendo muito bem recebido. Esse é carro-chefe da Presidência brasileira a partir da semana que vem”, enfatizou o ministro.

Haddad expressou otimismo em relação à captação de recursos para o fundo. “Com as primeiras manifestações de apoio de alguns países, que pode ser feito semana que vem, nós entendemos que, no ano que vem, podemos ter um ano muito proveitoso para angariar os primeiros recursos”, pontuou.

O governo brasileiro almeja atrair US$ 10 bilhões em investimentos públicos até o ano seguinte, com o objetivo de financiar a preservação das florestas tropicais em escala global. Segundo Haddad, o Brasil está “colocando na mesa de negociação uma proposta prática de sustentabilidade das florestas tropicais que está sendo bem recebida”.

O TFFF é um mecanismo concebido para a proteção de florestas, onde países que mantêm suas florestas tropicais serão financeiramente recompensados através de um fundo de investimento global. O ministro da Fazenda comparou o fundo a um “banco da floresta”.

O modelo de operação do fundo envolve a captação de recursos a juros baixos e o empréstimo a juros mais elevados. A diferença resultante, o lucro, é utilizada para remunerar por hectare as florestas tropicais dos países que aderirem à proposta de combate ao desmatamento.

Os recursos serão direcionados para países com biomas de floresta tropical que demonstrarem compromisso com a proteção, mantendo um índice de desmatamento não superior a 0,5% ao ano, com o objetivo de alcançar o desmatamento zero.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhar.
Deixe Uma Resposta

Olá vamos conversar!