A Polícia Militar de São Paulo está mobilizando uma equipe especializada para integrar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela, em decorrência dos terremotos que assolaram o país. Os abalos sísmicos, com magnitudes de 7,2 e 7,5, resultaram em 235 mortes, milhares de feridos e cerca de 200 desaparecidos sob os escombros. A situação é crítica, com hospitais lotados e moradores desabrigados.
Equipe de São Paulo e a missão de ajuda humanitária
A comitiva paulista, composta por 14 integrantes da Polícia Militar, incluindo 11 bombeiros, dois médicos, um capitão da Defesa Civil e um cão farejador, embarcará nesta sexta-feira (26) na Base Aérea de Guarulhos. Eles se juntarão a outros profissionais de Minas Gerais, Paraná, Anatel e Sedec, totalizando 44 especialistas. A missão tem como objetivo realizar operações de busca e resgate de vítimas soterradas, utilizando técnicas avançadas.
A participação dos bombeiros paulistas reforça o compromisso da corporação com a cooperação humanitária em nível internacional. A previsão é que a equipe permaneça na Venezuela por 15 dias, contribuindo ativamente para as operações de salvamento em meio à tragédia que assola o país vizinho.
Cenário na Venezuela pós-terremotos
O estado de La Guaira, especialmente, foi duramente atingido e declarado zona de desastre. Com a escassez de máquinas pesadas e a dificuldade no resgate das vítimas, equipes internacionais têm chegado ao local para auxiliar nas buscas e prestar suporte humanitário. A solidariedade internacional se faz presente em meio à devastação causada pelos tremores na Venezuela.
Fonte: https://g1.globo.com
