Pontualmente às 13h, no horário de Brasília, os portões de acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram fechados em todo o país. A partir deste momento, nenhum candidato teve permissão para entrar nos prédios e realizar o exame.
O Enem, reconhecido como o principal caminho para o ingresso no ensino superior, dará acesso aos cadernos de prova aos candidatos a partir das 13h30.
Neste domingo, os participantes terão um total de 5 horas e 30 minutos para concluir a prova, que consiste em 90 questões objetivas, distribuídas entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da elaboração de uma redação.
O conteúdo avaliado abrangerá diversas áreas do conhecimento, incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. Adicionalmente, serão cobrados conhecimentos em artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
O horário previsto para o término regular do exame é às 19h, seguindo o horário de Brasília. Estima-se que 4,8 milhões de candidatos participaram do primeiro dia de provas. Os resultados do Enem são utilizados para acesso a universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento estudantil e bolsas de estudo.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



