Cinco novas unidades móveis de saúde da mulher foram integradas à rede pública de atendimento, marcando mais uma fase do programa “Agora Tem Especialistas”. A iniciativa, que visa ampliar o acesso a serviços essenciais, contemplará municípios de Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, Piauí e o Distrito Federal.
As carretas chegam em um momento crucial, durante a campanha Outubro Rosa, intensificando os esforços na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Serão oferecidos consultas, exames, biópsias e diagnósticos, com o objetivo de fornecer atendimento abrangente e ágil às mulheres.
A expectativa é que aproximadamente 1,5 mil mulheres sejam atendidas nos próximos 30 dias, somente na unidade instalada no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia, no Distrito Federal. A marcação de consultas e o encaminhamento de pacientes serão coordenados pelas secretarias de saúde dos estados e municípios onde as carretas estão localizadas, garantindo que o atendimento seja direcionado às necessidades específicas de cada região.
Além do Distrito Federal, as outras quatro unidades móveis estarão em Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelotas (RS).
Ao todo, 28 carretas estarão em operação em 22 estados de todas as regiões do país, por um período mínimo de 30 dias, antes de serem deslocadas para outras localidades. A meta do programa é alcançar 150 unidades móveis em circulação até 2026, expandindo significativamente o alcance dos serviços de saúde especializados.
Estima-se que mais de 42 mil pacientes da rede pública serão atendidos nessas unidades móveis, que contam com infraestrutura completa, equipamentos modernos, insumos e equipes multiprofissionais capacitadas para a realização de aproximadamente 130 mil procedimentos. O investimento total para as ações da campanha é de quase R$ 19 milhões.
Desde o início de outubro, as carretas do programa “Agora Tem Especialistas” já estão em atividade em diversas localidades, incluindo Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE), Goiânia (GO), Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO).
Para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, as carretas oferecem mamografia e ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo de mama e exame anatomopatológico de mama. Já os procedimentos para o rastreamento do câncer de colo do útero incluem colposcopia, biópsias e exames anatomopatológicos, além de procedimentos terapêuticos. Para a saúde ginecológica em geral, as mulheres têm acesso a ultrassonografia transvaginal e pélvica.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



